quinta-feira, 10 de março de 2011

A Felicidade


Sempre flertei com a Marquês de Sapucaí.
Em dia de desfile, minha mãe fazia vista grossa para a hora de dormir.
E as três irmãs pirralhas viravam juradas diante da TV.
Até o sono vencer.

A adolescência trouxe autorização para desfilar.
Os olhos saíram da tela para enxergar o colorido real.
Foram várias escolas, fantasias elaboradas e diversão com a amiga Olivia.

Já repórter, a festa mudou.
Tinha crachá para invadir qualquer canto da passarela. Um sonho antigo.
Faltava era a autonomia para sambar. Guardava na goela minhas impressões.
O Carnaval virou serviço. Pesado.
Foram doze anos virando noites na maratona da Sapucaí.

Chegou o ano 13 da cobertura. E a alegria voltou. Surpreendentemente.

Na escala da emissora, surgiu meu nome nas arquibancadas populares.
A missão era passar a noite fitando, não as atrações, mas as reações.
Cheguei ao Setor UM, o mais democrático do Sambódromo.
Sentei entre estranhos e voltei a ser expectadora.
Num ângulo genuíno. De quem viu o Carnaval nascer nos Morros cariocas.
De quem o ninou nas vielas.
Estavam ali os personagens da canção " A Felicidade" de Tom e Vinicius.

Gente que trabalha o ano inteiro por um momento de sonho. Para tudo se acabar na quarta-feira...

Dona Ediviges, 82 anos, vestia fantasia de melindrosa na arquibancada.
Levou almôndegas de carne preparadas com esmero no dia anterior.
Conhecia todos os componentes da comissão de frente da Grande Rio pelo nome.
Todos seus "sobrinhos lá da favela".
 _ Canso de fazer angu pra eles. Precisa sustância pra aguentar o tranco, né?

Quando a escola passou, desceu uma lágrima gorda pelo rosto da melindrosa.

Em outro degrau, conheci Dona Aidir.
A primeira Rainha de bateria da União da Ilha.
Ainda com ziriguidum e postura real. Sambamos juntas ao vivo.

As amigas de Irajá, ensopadas pela chuva, batiam o queixo tanto quanto o batuque do tamborim.
E queriam mais. No show da bateria, formou-se uma nuvem de respingos alegres.
Era a roupa e a peruca das moças secando no balanço do requebrado.

Seu Jonas, um senhor mulato de bigode farto, criticava a "paradinha" da Mangueira. Ele pode.
Foi ritmista e amigo de Cartola. Enquanto isso, as netas sambavam "miudinho" no que restou do concreto lotado.

De repente, a marcação se cala. A alegria vira ilusão. O sol nasce.
_Hora de pegar a condução, minha filha. Até ano que vem._ disse Dona Ediviges.

Tristeza não tem fim, felicidade sim.

38 comentários:

  1. Adorei!
    Acompanhei a transmissão pela TV e vi o quanto você estava feliz naqueles momentos no ar. Agora vejo que foi sentimento genuíno.
    Já te admirava como repórter, agora como escritora. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Mariana,

    suas crônicas são emocionantes! Visito com frequência o seu blog, mas comentários acho que foram poucos... #ShameOnMe

    Acompanhei - à medida que o cansaço acumulado durante os blocos de rua me permitiu - a sua maratona pelas arquibancadas e me diverti um bocado. Me marcou especialmente quando, de surpresa, um homem a convidou para sambar juntamente com ele. Dei boas risadas. Nada como a espontaneidade carioca.

    =)

    ResponderExcluir
  3. Lindo o texto! Realmente a felicidade estava estampada em seu rosto! Parabéns pelo belíssimo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Mary como eu gosto de ler seus posts!

    É engraçado,q a gente "segue" alguém pela internet e se acha amigo; eu gritava p minha tia vir correndo qd vc aparecia....huahua!Demos boas risadas!

    Mesmo sabendo o qt cansativo deve ter sido, tenho certeza q foi muito estimulante conhecer essas pessoas!

    Bjs
    Crisciana

    ResponderExcluir
  5. Muito bom..

    Além de otima reporter é uma exceletnte jornalista.
    Vc fez sucesso no sambodramo

    ResponderExcluir
  6. Mariana,

    Que a profecia de Dona Ediviges se realize... Para uma nova e outra vez FELICIDADE de vocês.
    Parabéns pela cobertura e entrosamento com o público, rolou prova de bolo de aniversário e até samba no pé (de uma forma tímida, claro! Mas valeu...)Bom trabalho !

    Letícia

    ResponderExcluir
  7. " Tristeza não tem fim. Felicidade, sim. "
    Concordo, Mariana. Oh, céus, oh vida! Hora da condução...

    ResponderExcluir
  8. Mariana, simplismente incrível.
    Adoro os seus textos. Admiro o seu trabalho.
    Obrigada por me trazer muitas alegrias.

    ResponderExcluir
  9. Acompanhei com muita alegria e satisfação as suas participações ao vivo durante a transmissão dos desfiles.Realmente via-se a alegria estampda em seu rosto.Coisa autêntica,verdadeira...Vi sua entrada ao lado de D. Ediviges,D. Aidir,do rapaz que lhe ofereceu bolo...Tudo muito simples e verdadeiro.Parabéns!A cada dia admiro-a mais,como jornalista e como escritora também.Seus textos são sempre muito bons.Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Estava no sambódromo e te vi, assim como várias vezes no Maracanã. Lembro que falei para o meu namorado como vc era corajosa! Parece tão frágil e franzina, mas com o microfone na mão encanta e espanta pela grandeza! Menina vai descansar!! Quando te vi hj pela manhã no Bom dia Rio fiquei desesperada!! Pensei: Essa menina não vai parar de trabalhar?!! Hahaha!
    Parabéns e obrigada
    Ps. Adorei a sambadinha lá na arquibancada 1!!!hahaha

    ResponderExcluir
  11. ovasconcellos@bol.com.brsexta-feira, março 11, 2011

    PARABÉNS MARIANA,

    PELO TEXTO,

    PELA ALEGRIA,

    PELA TRANSMISSÃO,

    PELO SEU TRABALHO,

    PELA ANIMAÇÃO,

    VALEU,

    OSVALDO

    ResponderExcluir
  12. Adorei o q consegui ver de sua cobertura e adorei o texto.Como sempre conseguindo passar o que sentiu nos momentos da reportagem.
    Adoro
    Parabéns
    Flá Pompeu

    ResponderExcluir
  13. você realmente estava muito feliz, cada chamada era mais divertida e tenho certeza que as pessoas esperavam ansiosamente pra ver o setor popular de novo !

    ResponderExcluir
  14. Adorei!!
    Engraçado que durante a transmissão do carnaval,quando você aparecia na arquibancada junto do povão, eu gritava pro meu marido "Olha lá a Mariana!! Hora de rir!!", porque o povão tem sua graça!! E o povo te chamava pra sambar, dava bolinho, muito legal!! Adorei sua participação no carnaval desse ano!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  15. Quando o carnaval acaba o que resta é cansaço e trabalho o resto do ano, rs. Outra realidade da felicidade.

    ResponderExcluir
  16. Eu só consegui assistir uma parte da sua cobertura, foi muito divertida! Fiquei sabendo até que você ganhou destaque no twitter rs; muito chique! Fez um ótimo trabalho como de praxe.

    Felicidade tem fim, mas é bom saber que para todo fim há um novo começo.

    Ah! Eu nem comentei sobre o novo corte de cabelo. Mudou bastante o visual, ficou bem legal.

    Beijo Mari.

    ResponderExcluir
  17. espetacular,

    deu pra ver que você se divertiu e não só isso, que você ama o que faz, é inspirador.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Mari,
    Foi matar uma saudade alheia do carnaval!
    Adorei e me acabei!
    Beijos da Lôra!!!!!
    Keyna

    ResponderExcluir
  19. Belo texto! Sua transmissão do carnaval foi fantástica. Todos lá em casa paravam pra prestar atenção qdo vc aparecia. Risadas na certa.rs Carisma e espontaneidade na medida. Parabéns Mariana!!!

    ResponderExcluir
  20. HAHUSHUAUHSAHU Hehe dona Mary KK
    Vc nunca mais falou comigo no twitter... fico triste ÇÇ
    Sei que são muitos, por isso até te perdoo KK
    Enfim, toda vez que te via na TV meu sorriso abria todo, e via nos seus olhos a alegria de ver as cores, as fantasias de criança, passarem na sua frente, numa passarela mais que gigante, no maior espetáculo da Terra...
    Sabe, em um futuro bom de jornalista que eu espero ter, quero ser como você, ficar no meio do povo, porque sou bem assim, gosto de sentir a verdadeira felicidade nos rostos de quem "trabalha o ano inteiro por um momento de sonho."

    Excelente trabalho mulher, com um espírito de garota... Essa é Mariana Gross, minha favorita *-*
    E vê se me responde lá no twitter, procura eu lá sempre KKK BjOs

    ResponderExcluir
  21. Lindo! Sempre me emociono quando passo por aqui...

    ResponderExcluir
  22. ADOREI...E O BOLO QUE VC COMEU TAVA BOM??? VC É COMO EU JA DISSE MERECEDORA DE UMA BANCADA NA GLOBO...MAIS QUEM VAI TE SUBSTITUIR??AGUARDA MAIS UM POUCO SUA HORA CHEGA ...@DANYROSAS25

    ResponderExcluir
  23. Assisti todo o desfile aqui na minha casa em Napoli-IT.
    Sou de Duque de Caxias e l'ogico,Grande Rio.
    Lendo o que voce escreveu fui relembrando cada vez que vc apareceu no meu video tao grande numa tela 50 que parecia estar aqui dentro da minha sala.Pude sentir uma emocao quase tao grande como quando estou la.
    Voce estava 'otima,natural,parecendo estar curtindo muito.E nao passou fome n'e?rsrs
    Ano que vem,espero esbarrar com vc numa arquibancada da vida.Porque nao pretendo passar carnaval aqui nunca mais.Foi muito sofrido.rsrs
    Bjao e vou te seguindo por ai.

    ResponderExcluir
  24. Amei Mariana,
    Acompanhei você em alguns momentos na arquibancada, gosto muito do seu jeito de lidar com o povo, com muita simpatia e alegria.Te admiro muito, parabéns você uma jornalista excelente.Beijo, Viviane

    ResponderExcluir
  25. Fiquei te vendo pular na arquibancada com sorriso estampado e aberto e lembrei da sua primeira entrada ao vivo e o seu nervosismo relatado aqui no blog.
    Foram ótimas suas entradas nesse carnaval. Comendo o bolo então....pensei: "ela não vai comer, só vai enganar". Mas comeu!!!!
    e a pergunta que não quer calar: estava bom?!
    Bj
    Carol

    ResponderExcluir
  26. Obrigada pelo lirismo do texto.
    Gleide

    ResponderExcluir
  27. Já sei q passar no seu blog nunca é perca de tempo.
    amo teus textos Mari, parabens.. bjs

    Maria Ramos

    @mariaothon

    ResponderExcluir
  28. Amei o seu texto...pena q eu estava viajando e ñ pude acompanhar a tão contagiante Mariana no sambódromo...Parabéns mais uma vez!!!!sou sua fãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa bjussssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  29. Queria pedir desculpas se fui mal interpretado por vc no Twitter durante o carnaval. Gosto muito de vc e do seu trabalho. Em momento algum quis ser desrespeitoso. Por favor, me desbloqueia lá. Gostaria muito de continuar te seguindo e apreciando seus tweets. Um beijo. @flaviocarrijo

    ResponderExcluir
  30. É tão gostoso ler tua escrita, Lady Gross.
    Como sou de SP, te assistir é só em eventos especiais mesmo, como o Carnaval. Ficou muito legal tua cobertura direto da arquibancada. Parabéns.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  31. Não conhecia o blog e adorei ler os textos e comentários elogiosos a sua participação nas
    arquibancadas deste carnaval.
    Adorei tudo que vi e o que li.
    Sucesso sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. A sua felicidade era nítida nas suas entradas. Contagiante. Sorri (ou ri) em muitas delas. Você sambando e comendo bolo foi demais hahaha

    ResponderExcluir
  33. Você tem talento para comédia, suas transmissões eram engraçadas e cada figura que voce entrevistava, voce deve ter se dievrtido. Parabéns, você tem um talento e tanto!

    ResponderExcluir
  34. O jornalismo nos leva a enxergar com mais humanidade o ser, e você Mariana, sabe mostrar muito bem o lado humano da profissão mais bonita do mundo.

    www.papel40kg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Ei Mariana. td bem? sou o @leonardogsoares do twitter. Pedi seu e-mail de contato pois estou passando férias no RJ,mas sou de Vitória-ES. Sou repórterda Rádio CBN de Vitória e queria saber como faço para visitar a redação de vocês aqui no Rio. Nunca fui. Se puder fazer contato, meu email é leosoares87@gmail.com.

    Obrigado.Grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  36. Mariana, fiquei imaginando a cena e me transportei pra Sapucaí. Essa história daria um ótimo curta metragem.

    Parabéns pelo blog, miinha mulher adora!

    Orlando Júnior, repórter cinematográfico de Manaus.

    ResponderExcluir
  37. Foi mto legal ver a reporter-passista em ação!!

    mandou bem, mais uma vez...

    Bjos menina!

    ResponderExcluir