segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

TIRO

A correnteza levou uma amiga.
E mais centenas de pessoas.

Subi a Serra na quarta-feira, poucas horas depois da enxurrada.
Em Itaipava, o cenário da minha infância desfigurado. Montanhas, outrora verdes, derretidas em barro desgovernado.
Lama vermelha, violenta.
Nossa equipe percorreu a estrada do Vale do Cuiabá estarrecida.
Um paraíso arrebentado.
O Rio Santo Antonio, a vegetação, os postes, os carros... Fora do lugar. Retorcidos pela chuva.
E famílias entregues. Paradeiros construídos em décadas, destruídos em segundos.
Engolidos pela terra.
Submersos pela tristeza.

_ Estou com sede. _ disse a criança imunda.

Dei a garrafa de água que achei na bolsa.
Em goles vigorosos, empurrou o pavor goela abaixo.

_Onde está sua família._ perguntei.


_Não sei. Estou perdido_ disse o menino, agora órfão.

Uma senhora descalça, maltrapilha, me abraçou no silêncio das lágrimas.
O marido cavava com as mãos o terreno molhado:

_Aqui embaixo estão meus pais, meus filhos, minha casa. Preciso encontrá-los. Preciso enterrá-los de maneira digna. Esse não pode ser o túmulo deles.
Não pode.

Descrença no olhar do cocheiro diante dos cavalos de raça mortos na beira da estrada.

_Eu não acredito mais em Deus._ gritou ao céus.

Chegamos ao meio da estrada do Vale andando pelos destroços. Sofás, brinquedos, grades, portões de ferro bloqueavam o caminho.
Memórias amontoadas nos cantos.
Corpos eram retirados do que restou de uma casa.
Bombeiros identificavam as vítimas com calma. Um dos 14 mortos ali ainda estava sem nome.
Era uma mulher.
Algo inexplicável me fez aproximar.
A imagem mais forte que já vi.
O susto veio como tiro no peito.
A vista ficou turva. Embaçada pelo dantesco.
Era mesmo Daniela.
Mulher linda. Divertida. Brilhante.
Amiga de poucos e bons momentos.
A notícia mais difícil que já dei.

A correnteza que levou uma amiga,
E mais centenas de pessoas,
Levou também um pouco de mim.

36 comentários:

  1. Coragem não é a ausência do medo.

    Coragem Mariana!! Coragem

    ResponderExcluir
  2. Que texto intenso e triste.
    Vc é la de Teresopolis??
    Nao fique triste! Coisas boas virão!!
    Continue assim, firme e forte!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Com lagrimas nos olhos...

    ResponderExcluir
  4. Não há o que falar. Nem como não se emocionar.
    Seus 2 últimos textos no blog me fizeram emocionar-me por 2 motivos tão distantes...
    Força Mariana!
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  5. Mary,

    comovente e triste seu post.

    Perder um ente querido não é facil. Pra ninguém. Tem que ter força para alimentar essa perda.

    Fiquei sabendo que um amigo e familia que mora em Friburgo não sofreu nada. Fiquei muito preocupado, até ele dar uma resposta.

    Tudo destruído. Acabado. Tem como reconstruir. Porém não tem como reconstruir uma vida perdida. Um amigo perdido.

    Muita força , e que Deus nos ilumine nesta hora tão dificil.

    ResponderExcluir
  6. Mari, que texto lindo. Quanto sofrimento. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Muito triste,tudo muito triste e inacreditável!
    Ver corpos de famílias inteiras não deve ser fácil para ninguém,quando um desses corpos é de alguém conhecido é algo que nem consigo imaginar o que se sente...Geralmente as tragédias assim,são em outros países,agora é aqui do lado,bem ali na Serra,nos vizinhos...To muito triste.
    Força pra todos que precisam nesse momento tão difícil.
    Pra vc,parabéns pelo trabalho,profisionalismo e os belos textos...

    ResponderExcluir
  8. Mary, você simplismente é tão...
    Sem palavras.
    É um jornalismo carregado de poesia, mesmo que com contornos de uma tragédia.
    A dificuldade nos ronda por toda a vida, nos prega peças, nos traz a dor e o sofrimento. É muito dificil querer preencher esse vazio que lhe agora foi imposto.
    Amigos são mais que amigos, sempre são irmãos do peito. Mas mesmo que esta tenha sido tirada de seus momentos mais felizes, com certeza estará em um local muito mais digno, e está olhando por você e por todos as pessoas vitimadas por essa tragédia.
    Força, sorte, mas além de tudo, felicidade. O mais bonito é, não só ser feliz mas levar a felicidade aos outros, nem que essa seja uma simples garrafa de água.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Mariana, pela cobertura dessa tragédia, pela sensibilidade com as pessoas, pela coragem de encarar a realidade que também te devastou.

    ResponderExcluir
  10. Muito triste tudo isso. A gente fica consternado com essa tragédia assistindo de casa, pela TV, mas não consigo sequer mensurar presenciar isso, tanta dor, tanta destruição.

    Fico daqui imaginando o quanto deve ter sido difícil pra você cobrir essa tragédia, quanto mais perder uma amiga dessa forma tão estúpida.

    Abraços. Força e fé, pra todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Mari,
    texto lindo e triste ao mesmo tempo.
    Confesso que toda vez que vc posta algo no momento de tristeza tenho medo de ler... pois sei que será algo que me deixará triste.
    Mas seu texto está maravilhoso.
    Tive amigos que perderam muito.. e não falo de bens e sim de família.
    Mas coragem....
    Beijo.
    Flá pompeu

    ResponderExcluir
  12. É difícil ter q ser profissional ,quando o q se queria ,naquele momento, era apenas ser gente ,e chorar e se desesperar pela perda sofrida...Mas vc conseguiu,doeu muito,tanto como nem sei aferir ,mas vc conseguiu,guardou o pranto num cantinho qq e com os olhos da camera, q nunca choram,seguiu mostrando,comentando e deixando para sofrer quando tivesse tempo...Minha admiração e meu abraço para vc!

    ResponderExcluir
  13. Nossa que texto lindo é triste parabéns pelo profissionalismo porque eu assisti sua matéria,não deu para perceber nada,que Jesus te conforte console é abençoe

    ResponderExcluir
  14. Mari sempre dando show de reportagens e nos textos. FORÇA LINDA FORÇA . s2 Lisie_silva

    ResponderExcluir
  15. LINDO TEXTO PARA UMA LINDA MULHER QUE PARTIU TAO CEDO DE FORMA TAO VIOLENTA... MAS PENSANDO QUE SE UM FILHO MEU UM DIA TIVESSE QUE PARTIR, EU GOSTARIA DE ESTAR COM ELE EM MEUS BRACOS ALL THE WAY THROUGH. BJ JOANA SL

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus, imagino como deve ser noticiar algo tão próximo nosso!!!

    Foi muito triste o que aconteceu na região serrana. Cheio de lugares lindos, cenário de férias, diversão, passeios no inverno... Agora como? Encoberto por lamas...

    É triste, e infelizmente o Rio de Janeiro, perdeu mais um recanto de sossego...

    ResponderExcluir
  17. Mariana, só agora li o post. Se pra quem simplesmente lê (como meu caso) já é impactante, imagina pra quem viveu isso como você. Nem consigo dimensionar ou imaginar o que passou na tua cabeça. Tipo da sensação que nunca ninguém deveria sentir em momento algum. Muita força!

    Beijo e parabéns pelo blog, que continua sensacional.

    ResponderExcluir
  18. Mariana,

    Como já disse no twitter, ficamos todos comovidos no trabalho ao ler seu post. Intenso, triste, forte e poético.
    Parabéns pelo seu trabalho e força!
    Bjs e fique com Deus
    Laís Gomes

    ResponderExcluir
  19. Mariana, não posso imaginar sua dor, mas tenho certeza da sua força!
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Dor nos olhos.Dor que faz as pernas tremerem.Dor do sangramento da alma.Palavras que se fazem sentimentos.O inefável foi etnografado.Você é mais que sensível.É a prosa.É a poesia.Realidade lagrimosa.Sem pieguismos.Com sofrimento e precisão.Sucesso.Paz em seu coração.Paulo Baía

    ResponderExcluir
  21. Muda a cor disso tem que ser a mesma cor de tds as postagens eo vermelho esta cansando a vista...
    Mas isso foi realmente triste....


    @Diamante

    ResponderExcluir
  22. Sinto Muito Mariana pela sua perda
    Todos nós do RJ acabamos perdendo um pedaço de nós mesmos nessa triste tragédia.

    Força RIO!

    ResponderExcluir
  23. o vale do cuiabá também foi cenário da minha infância. e diante da catástrofe, dos mortos, dos sobreviventes (conhecidos e desconhecidos) e do que restou do lugar, minha memória se faz mais forte, mesmo sem entender o que aconteceu. parabéns pelo trabalho. força.

    ResponderExcluir
  24. Essas cenas parecem de filme. É muito triste saber que é real, e uma realidade tão próxima de cada um de nós. Nessas horas o poder das palavras fica pequeno diante de tanto sofrimento. Já dizia Caetano Veloso que o tempo é um dos deuses mais lindos; espero que esse Deus cure as feridas, devolva os sorrisos soterrados, traga o conforto perdido nas águas e força para cada vítima dessa tragédia. Que não falte esperança e coragem suficiente para todos recomeçarem suas vidas com paz e segurança.

    À você, força para seguir nesse trabalho difícil e enfrentar essa tristeza. Cuide-se.

    Beijo Mari.

    ResponderExcluir
  25. Realmente. Muito comovente e triste esta sua postagem, Mariana. Minhas sinceras condolências. Continue realizando esse seu ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  26. É triste saber quando alguém querido se vai. Mas busquemos a força necessária para que as cinzas dessa tragédia se apaguem e as mais belas lembranças de nossos entes queridos que se foram permaneçam para sempre dentro de nossos corações. Aceite meus pêsames e que Deus abençoe as vítimas!!!

    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. "Coragem não é ausência de medo, e sim, o julgamento de que algo é mais importante do que o medo"

    Parabéns pela cobertura. Adoro seu trabalho

    ResponderExcluir
  28. Andei meio sumido daqui pelos motivos que já sabe, e no meu retorno...me emocionei.

    Sou de Petrópolis. Só por aí já deu para perceber o quanto isso me afetou.

    Na dor, fiz esse poema:

    O morro sangra
    E o sangue que desce do morro
    É sangue de gente
    É sangue de lama

    Vidas extirpadas
    Casas arrancadas
    Gente levada
    Enxurrada
    De descaso e omissão

    Eis que o homem
    oriundo do barro
    A ele retorna

    E a terra que enterra a vida
    Expõe a ferida
    De sua própria criação


    Muito triste ter essas tragédias...tão repetidas!

    Parabéns! Um beijo!

    ResponderExcluir
  29. Hoje, deu uma chovida aqui no Rio e já fiquei com medo de acontecer mais algo na serra.

    ResponderExcluir
  30. Nossa!!!q situação heim???mas tenho certeza q Deus lhe dará forças para superar tudo isso q vc passou!!!!bjos!!!

    ResponderExcluir
  31. Fiquei emocionado. Parabéns, seu blog é um dos melhores da net. Por favor, mantenha-o sempre atualizado. Fique com Deus e muita inspiração pra vc.

    ResponderExcluir
  32. Eu estive lá também e posso dizer que levou um pouco de todos nós. Tudo muito triste: mortes, desabrigados,cidades destruídas,desesperança, mas, agora é hora de reconstruir aquilo que a água não pôde levar que é o sonho de voltar a viver.

    ResponderExcluir
  33. ai, chorei. muito triste sua história.

    você é um exemplo pra mim.

    ResponderExcluir
  34. MARIANA, ME SURPREENDI COM ESTE SEU OUTRO LADO, QUE NÓS QDO ASSISTIMOS AO RJTV NEM IMAGINAMOS EXISTIR.
    PARABÉNS PELA SEU BLOG. VOCE É REALMENTE UMA PESSOA MUITO ESPECIAL.

    ResponderExcluir