domingo, 17 de abril de 2011

JN


Oito em ponto e a vinheta inconfundível ecoava entre os prédios.
Boa noite, Cid Moreira.
Era o único momento em que meu pai ignorava solenemente as filhas.

O dólar sobe, a bolsa cai, o ator morre, o caminhão tomba e o tempo fecha.

Em uma hora, Carlos Fernando e outros milhões de brasileiros se interavam do dia. Das últimas vinte e quatro horas de acontecimentos no Brasil e no Mundo.
Audiência total.

A deferência concedida ao telejornal lá em casa, marcou minha infância.

Na primeira vez que entrei na emissora, ainda em teste para repórter, descobri que a redação era o cenário do Jornal Nacional. Naquele dia, avisei ao meu pai por telefone que estava sentada em uma das mesas ao fundo dos apresentadores. Virei assumidamente uma "papagaia de pirata", tamanho o frisson.

Na semana em que fui contratada, cruzei com Fatima Bernardes no corredor.
Ela sorriu para a estranha.

Passei a aparecer todos os dias na TV em incansáveis reportagens para o RJTV. Como faço até hoje. Mesmo assim, vez por outra, ouvia perguntas da família, ainda insatisfeita:

_Quando vamos te ver no JN?

É o mesma situação do casal que acabou de sair da igreja e já é bombardeado com a cobrança:

_Quando vêm os filhos?

Meu filho demorou para nascer em rede nacional.
Precisava amadurecer. Mostrar serviço.

Inúmeras vezes, entrevistas feitas por mim para o jornal local foram usadas em rede. Ficava orgulhosa só de ver minha mãozinha segurando o microfone nas matérias da Beatriz Thielmann.

Minha hora tardou, mas, chegou. De surpresa.
Seguia para registrar uma árvore que caíra em cima de uma escola na Barra da Tijuca. Quando nossa equipe passava pelo Túnel Zuzu Angel, começou o tiroteio em São Conrado. Ficamos presos na galeria, no escuro.
Motoristas em pânico e nós gravando. Tudo.

Cheguei com o material exclusivo na emissora.
Não assinei a reportagem naquele dia. Tinha pouco tempo de casa. Apareci apenas narrando o drama dentro da reportagem do colega.

Um feto em formação...

Anos depois, apurando as causas de um tiro que atingiu uma menina na Avenida Brasil, recebi o telefonema:

_Mariana, o Jornal Nacional também vai querer uma reportagem sobre esse caso_ disse Carlos Jardim, chefe de redação dos jornais de rede.

_ Tudo bem. Quem é o repórter que vem? _ perguntei.

_ Não vai ninguém. Você vai fechar para o JN.

Achei que era brincadeira.
Decidi então não espalhar a notícia. Só liguei para um amigo de confiança em busca de apoio. Não quis criar expectativa em casa.
Vai que desistem da matéria?

Naquela terça-feira de maio de 2010, fiz minha estréia no Jornal mais famoso do país. Enquanto assistia à matéria, lembrei da menininha que olhava de soslaio as manchetes de Chapelin. Lembrei da estudante espevitada. Da estagiária atrapalhada.

Embalada pelo sonho de criança, até hoje sinto certo arrepio quando participo do JN. Pode parecer bobagem para uma repórter já com alguma experiência... Mas, não é não.

Meu filho nasceu.

Sabe de uma coisa?
Quero uma prole.

32 comentários:

  1. Um dia, ainda vejo você na bancada! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Poxa, que lindo, adorei, até me emocionei, parabéns,é uma sensação muito boa qdo a gente consegue realizar um sonho, né, bj Mariana sou seu fã

    ResponderExcluir
  3. Lindo. Muitas familias viveram, e ainda vivem esse momento de sentar e assistir o JN.
    Mariana, vc ainda vai brilhar muito no telejornal brasileiro. E quem ganha com isso tudo somos nós, telespectadores. Parabéns sempre.
    E como sempre digo: Sempre na torcida por vc.
    Tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mariana, será q dessa vez vai!?rs!

    Mary, q lindo...Feliz de quem pode todos os dias acordar e fazer o q mais gosta e ainda ganhar por isso!
    Eu me sinto tb super feliz no q faço, e apesar de todo stress, realizar nossos sonhos e de nossos pais faz todo o sentido quando a espera tem seu fim!

    ResponderExcluir
  5. Flavio Azevedo (twiternational)domingo, abril 17, 2011

    PArabéns Mariana, creio que o Jornal Nacional seja o grande objetivo de muitos jornalistas. Periódico onde acompanhamos desde operaçoes da PF a anúncios de shows do Rock in Rio, sempre envolto à imparcialidade e o cuidado com o telespectador.
    Nada mais justo que uma jornalista competente e responsável como você para fazer parte do time JN.
    O povo agradece.

    ResponderExcluir
  6. Renata Fernandesdomingo, abril 17, 2011

    Estávamos juntas e aquele dia foi importante pra mim também! Eu estava numa fase super ruim e sua alegria simplesmente me contagiou. Parabéns, Mari, vc merece.
    Sua prole certamente virá!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Tudo tem seu tempo certo, veio na hora certa, sem atropelos. Por isso o importante e ter paciencia e se preparar. A chance foi agarrada com sucesso e com muito trabalho! Boa sorte nas proximas oportunidades !

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!q lindo texto...com o seu talento vc vai longe, menina!!!Sempre digo isso no seu blog e no twitter rsrsr...Boa sorte sempre!!!bjuss sua fã...Josy

    ResponderExcluir
  9. será uma linda prole....................
    parabéns!!!!!!
    Alex Carvalho

    ResponderExcluir
  10. Olhaa, uma coisa vc pode ter certeza...
    Eu sou vc no passado! Entende?

    Me inspiro na Fátima, mas sou fã tbm de todos os jornalistas da Globo!
    Estou amando seu blog, faz pouco tempo que descobri ele por aki!

    Muuita sorte pra vc!
    Amo seu trabalho...
    Te sigo no Twitter...
    E agora o blog!

    Te Adoro! Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. E que venha a prole. Aqui em casa gostamos muito do seu trabalho, seja qual for o telejornal.
    Gostei do texto. Um bjo

    ResponderExcluir
  12. Mariana...A prole vai ser imensa. Você tem talento, garra, paixão e principalmente emoção. Não vai demorar !
    beijo e sucesso ( mais sucesso !!!)!!
    Ricardo Pereira

    ResponderExcluir
  13. Nossa... imagino a adrenalina, o nervosismo.. tudo passando na cabeça.
    Mas como te vejo sempre, tenho certeza que foi perfeita no JN, se não tivesse sido não permaneceria rs.
    Parabéns!!!!
    E que venha a prole.... afinal, ganharemos com isso.

    ResponderExcluir
  14. Acho que todos temos um JN em nossas carreiras. Muito legal. Vamos publicar? rs Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ain Mary, sua linda UHSAHUSAUH
    Cara, já te falei que a gente mergulha fundo nas suas histórias, e que é tão triste quando acaba? Enfim, é assim. Pelo menos pra mim, que penso quando chegar minha vez.
    Sentimentos a sua emoção, o coração bate igual por suas conquistas. Afinal, aparecer para todo o Brasil não é uma coisa qualquer, tem seu brilho. Sem falar que você lembra dos dias na faculdade, passa toda uma história na cabeça, com certeza.
    O ruim, pra mim, é morar em sampa e não ver sempre suas reportagens. Mas sempre que ouço sua voz na TV, paro tudo o que estiver fazendo pra assistir a repórter que me faz mergulhar em aventuras e imaginar um mundo de um jornalista.
    bjOs moça, até a próxima postagem o/ ((:

    ResponderExcluir
  16. É impressionante como vc consegue escrever textos que prendem o leitor.
    Fico também esperanço vc aparecer na telinha nem que seja por alguns segundos.
    Não sei explanar o que sinto mais fico esperando um texto novo, uma nova reportagem na TV e ou mesmo uma resposta no Twitter.
    Coisa de seguidor mesmo ???

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Mariana! Eu como estudante, também me vejo vivendo essas possibilidades. Quem sabe um dia também possamos nos esbarrar nos corredores da redação.

    Marcelo Mesquita
    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. após tanto tempo acompanhando vc, a renata capucci, a ana luisa e a ana paula, o sentimento das famílias quando vcs sobem um degrau também é nosso. Nos sentimos todos pais, filhos irmãos e irmãs torcendo por vocês... GO MARY, GO! fellipe0610@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Linda, transmitiu uma sensação de muitos brasileirinhos que hoje em casa tem o mesmo arrepio naquela abertura,eu até hj tenho lembranças boas desse momento.

    ResponderExcluir
  20. Você merece o JN e o JN merece você! Fico muito feliz de te ver num telejornal tão importante. E mesmo quando você não aparece num "ao vivo", antes do JN terminar eu espio os fundos do cenário e já te vi andando e trabalhando por ali algumas vezes hahaha.

    Beijo Mari.

    ResponderExcluir
  21. Não te desejo sorte, porque definitivamente não precisa dela. Te desejo SUCESSO, porque é uma consequência do trabalho sério e do pão nosso de cada dia!

    ResponderExcluir
  22. Muito bom... Sempre admirei seu trabalho e é bom encontrar aqui esse blog. Texto muito bom, parabéns pelo rebento. Sei que muitos outros vieram, e que venham muitos e muitos mais...

    ResponderExcluir
  23. Fui teu professor no CEL, no iníco dos 90. De você e da Isabela. Vocês me deram de presente um vinil do Nirvana, lembra?

    Desde lá já era especial. Fico muito orgulhoso e te ver na TV, minha efêmera aluna, que profissional se tornou...

    Beijo, Rodolfo (professor de História).

    ResponderExcluir
  24. Você vai longe, Mariana!

    ResponderExcluir
  25. Oi Mariana, parabéns pelo blog! Excelente! Dá uma passadinha no meu blog sobre educação.

    http://missaoprofessor.blogspot.com

    As reportagens sobre educação no RJTV são ótimas!

    Até,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  26. Olá Mariana, tudo bom?
    Descobri o seu blog e fiquei encantado pelos seus relatos sobre a vida e as experiências no meio jornalísticos. Mostrando uma visão diferente de como é um pouquinho dos bastidores, dos sentimentos de um jornalista. Parabéns e já me tornei fã. Bjo!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Mariana...
    Fiquei feliz e orgulhosa por vc!
    Sou uma admiradora! Sua reportagens são ótimas!
    O que mais gosto é da sua pitadinha de humor!!!
    Minha mãe já "esbarrou" no Mercadão de Madureira com vc... Disse que vc pessoalmente é mega simpática!
    Desde então falo que ainda te encontrarei pessoalmente pra te dar os parabéns pela profissonal que é...
    No Carnaval, eu na Presidente Vargas, olhando os carros alegóricos e de repente meu marido fala: "Olha aquela repórter... Ela tá aqui!" (Ele assistindo a Globo pela TV digital do celular)... Eu odeio andar mas confesso que fui "correndo" da nova estação do metrô até a Marques de Sapucaí... Mas nada! Vc já não estava mais lá, ou até estava mas o tumulto era gigante que nem podia caminhar... Então desisti e fui pra casa!
    Enfim... Um dia a gente se esbarra pelo RJ!!! E eu poderei te dizer pessoalmente o quanto você é excelente no que faz!
    Bjossssssss

    ResponderExcluir
  28. Parabens! ADOREEII!otimo texto! JN é muito bom , melhor ainda quando tem pessoas otimas no que fazem e com imenso carisma, colaborando como voce =D

    ResponderExcluir
  29. Mari, emocionante como sempre! Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. E a prole veio,o público,o povo,a família brasileira são os padrinhos dela...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  31. Certas coisas nao se comenta.Mas, nao entendi a bancada do JN.Alguem entrou pela janela, ou eu sou muito leigo em jornalismo.Mas, penso q o dia q vc estiver sentada naquela bancada, quem fara as reportagens maravilhosas q vc faz?Vc tera q apresentar e fazer a reportagem....rsrsrs.E.....quem senta mesmo ao lado de Willian Bonner!?
    Att
    Felipe Martinez

    ResponderExcluir
  32. Que máximo!
    Quando te vemos no JN brincamos em casa "mas essa menina não descansa, está em todas" rsrsrs

    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir