segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Desabafo na Urca

Era a estréia de um novo equipamento da emissora.
O motolink é compacto.
Transporta em duas rodas toda a parafernália necessária para uma entrada ao vivo.
Nas eleições de 2006, eu e o repórter cinematográfico Alberto Fernandez, percorremos a cidade com a moto. Na zona eleitoral da Urca, no fim da tarde, uma surpresa: Surge Roberto Carlos a pé com dois seguranças.

O Rei fora votar. Fomos junto. Na saída, uma entrevista rápida, inesperada. Foi meu primeiro encontro com o Rei, em serviço. Mal sabia eu que viria outro, bem mais inesquecível.
No ano passado, fui escalada para acompanhar uma gravação também na Urca. Seria no estúdio do ídolo. Cheguei toda de branco.
O assessor de Roberto nos atendeu. Aguardamos na sala.
Um ambiente amplo, iluminado, com imagens religiosas e tapetes escovados.
De repente aparece o cantor, vestido de camisa jeans.
Extremamente atencioso com os súditos invasores.

_Já ofereceram um cafezinho pra vocês?

E depois, mais pergunta:

_ Qual é mesmo a música que tenho que cantar na reportagem?

_Fica a seu critério. Todas são incríveis_ respondi.

_Escolhe você, então_ disse o Rei.

Pedi a infalível "Detalhes" e outra menos conhecida, mas, não menos encantadora, "Olha".
Câmeras posicionadas, luzes calibradas e lá estava Roberto Carlos, debruçado em seu pedestal, num show privê para nós.
Um privilégio.
Ao ouvir "não adianta nem tentar me esquecer...", me emocionei. Vivia o término de um namoro longo. Enfrentava aquela fase doída do choro fácil. Com tal trilha sonora, não há coração que aguente firme. Rolava a canção e eu disfarçava as lágrimas no canto do estúdio, embaixo dos óculos escuros.

Não adiantou muito... Quando acabou a música, veio ele:

_Por que tanta tristeza, menina? O que houve?

Nessa hora, devia ter me lembrado da famosa desculpa do "cisco no olho" ou da providencial "alergia à lente de contato"... Não deu. Disse a verdade.
Seguiu-se um desabafo inusitado com o Rei. Um carinho curioso.
Ele queria ouvir meus detalhes tão pequenos.
Coisas muito grandes pra esquecer e muito difíceis de admitir.
Minha equipe observava estarrecida a sessão de análise improvável.
Quando tentava encerrar a cena e retomar a gravação, vinha ele com mais perguntas sobre meu ex. Sobre nossa briga. Em poucos minutos, me deu conselhos valiosos e, por fim, me abraçou.
Lágrimas constrangedoras brotaram de novo e molharam a camisa do Rei.
Como seguiríamos com a gravação? E a continuidade das imagens?

_Não tem problema, minha querida, tenho outra igual lá no armário.
Pode chorar a vontade._ disse ele.

Conversa revigorante aquela.
No elevador, aturei as brincadeiras inevitáveis da equipe, ainda chocada com meu desprendimento...
Respondi rindo:

"Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi."

19 comentários:

  1. Que experiência fantástica e peculiar com o Rei.
    São ossos do ofício como esse que nos engrandece de experiências fascinantes.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gente, q momento único! Mto fofo o Rei! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Momentos que fazem os jornalistas se lembrarem que gente é gente.. carne e osso.. sejam rei ou meros súditos.

    Muito linda a sua história!

    ResponderExcluir
  4. Quando penso que a história com Brizola é fantástica...

    Quando penso que a história com Fidel é fantástica...

    Mariana vem e nos surpreende. Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. A gente chora mesmo. O truque de esconder as lágrimas atrás das lentes dos óculos escuros...ah, quantas vezes já recorri a ele...

    Seu blog é sensacional! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. QUE COISA FASCINANTE!QUE EXPERIÊNCIA FANTÁSTICA!O ENCONTRO DO REI DA MÚSICA COM UMA PRINCESA DO JORNALISMO.E DIGO PRINCESA SEM DEMÉRITO ALGUM,POIS TENHO CERTEZA QUE SERÁ RAINHA MUITO EM BREVE.ADMIRO MUITO O SEU TRABALHO,SEJA COMO JORNALISTA,NAS AGRURAS DO DIA-A-DIA,OU COMO CONTISTA,ESCRITORA,SEJA LÁ O NOME QUE QUEIRAM ATRIBUIR-LHE.É ENCANTADOR E REVIGORANTE LER SEUS TEXTOS.PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  7. Mariana!
    veio do Latim. Junção de Maria e Ana!

    Vc é surpreendente e encantadora!

    ResponderExcluir
  8. Que lindeza, Dona Mariana. Mas molhar a camisa do rei com lágrimas não é constrangimento, não! É um privilégio.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom!

    Não tem como não se emocionar com as músicas dele, parece que existe uma para cada momento que a gente está passando.
    E não é qualquer pessoa que tem o Rei para contar as desilusões amorosas e se consolar. Uma ajuda e tanto, né? hahaha

    Beijo Mari.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Mariana, a grandeza de tuas palavras só mostram o grande ser humano que você é!

    ResponderExcluir
  11. Sempre pensei que vocês Jornalistas tivessem alma de gelo, que a emoção não chegasse nem perto de vcs, sempre me questionei, pois sempre vi um brilho diferente em seus olhos em cada reportagem, me perguntava: Será que ela é 100 % razão? Mais em meu peito algo dizia que vc era muito mais emoção.
    Sempre te admirei e depois de ler mais um texto seu posso dizer que sou muito mais admirador seu em todos os sentidos profissionalmente e pessoal.

    ResponderExcluir
  12. Mari, que figura... Amei!!! Simplesmente lindo!!! É isso aí, "se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi...". E ter o privilégio de chorá-las com o Rei não é para qualquer um...dá-lhe emoção!!!!

    ResponderExcluir
  13. olá!! nossa que fato é esse com o rei!!!mas posso te dizer de coraçao pois muitas pessoas queriam fazer isso e nao conseguem, afinal de contas nao é qualquer pessoa que tem o ombro amigo do rei ROBERTO CARLOS para chorar !!!
    agora me responda oque vc acha de uma alguem conhecer uma pessoa linda, muito simpática, uma excelente profissional, etc.... ter a oportunidade de ver essa pessoa crescendo profissionalmente da rádio globo para tv globo com grandes e importantes reportagens, se tornar um fã dessa pessoa, e agora criar coragem e escrever para essa pessoa e poder dizer isso e só ter o prazer de dizer, PARABÉNS VC É 1000 ADORO VC TANTO O SEU TRABALHO, QUANTO SUA SIMPATIA, simpatia essa que conheci pessoalmente na rádio globo todas as vezes que vc deixava o carro comigo (GOL) e saia muitas das vezes correndo por ter chegado em cima da hora!!!!
    será que vc se lembra de mim???
    email- marceloqi@ig.com.br
    mesmo email para orkut ou twitter!!
    bjao e por favor continue esse sucesso, adoro o seu trabalho !!! feliz ano novo que DEUS continue lhe abençoando mais e mais!!!!

    ResponderExcluir
  14. Mari, você representou maravilhosamente mulheres de todo o brasil que devem ter chorado muito em casa, ouvindo o rei.
    chorou, abraçou, contou. o máximo, e ele deve ter adorado!

    ResponderExcluir
  15. Mary G., te conheço pouco - só de encontros de trabalho, blog e TV. Mas achei sensacional esta história e mostra o quão verdadeira você parece ser.

    ResponderExcluir
  16. Oi Mariana,
    Lendo sua história com o Rei Roberto e depois de ler sua última frase, eu resolvi brincar com as músicas que o Rei cantou, e vou tentar descrever essa sua experiência citando as músicas. Acho que ficou legal, espero que gostes!!! Os nomes das músicas estão em MAIÚSCULO!!
    FALANDO SÉRIO, SÓ VOCÊ durante O ENCONTRO com o Rei Roberto pode OLHAR e ver O HOMEM BOM que por meio de PALAVRAS e com A EXPERIÊNCIA, pode ver em VOCÊ A NAMORADA que ao ouvir uma MÚSICA SUAVE, MAIS UMA VEZ relembrou e se emocionou com MOMENTOS TÃO BONITOS de sua HISTÓRIA DE AMOR que talvez só O TEMPO VAI APAGAR.
    A PARTIR DESSE INSTANTE o Rei viu que nO CHARME DOS SEUS ÓCULOS escondia uma lágrima. DITO E FEITO você ganhou um AMIGO, e COM MUITO AMOR E CARINHO quis saber DETALHES desse AMOR ANTIGO que PRA SEMPRE você terá RECORDAÇÕES E MAIS NADA.
    O Rei ROMÂNTICO e profundo conhecedor das COISAS DO CORAÇÃO ouviu sua CONFISSÃO e diante de TUDO que você falou, num DESABAFO despretencioso, e, MAIS UMA VEZ numa TENTATIVA LINDA de fazer você esquecer esses TRISTES MOMENTOS com muita TERNURA na voz teve UMA PALAVRA AMIGA para que você ESQUEÇA as COISAS QUE NÃO SE ESQUECE, mas que só FÉ e PENSAMENTOS positivos você vai guardar QUANTOS MOMENTOS BONITOS viveu e foram muitas EMOÇÕES.
    Imagino que diante desse SONHO LINDO que acontece só com um SUPER-HERÓI dos quadrinhos você entendeu que somos SERES HUMANOS que muitas vezes agimos SÓ POR AMOR, ou apenas o SILÊNCIO fala por nós. SÓ VOCÊ NÃO SABE, mas o ABANDONO, a MUDANÇA, AS BRIGAS DE AMOR, A DESPEDIDA, serviram para que você TENTE ESQUECER e adquira uma FORÇA ESTRANHA que age INTENSAMENTE, que você nem sinta. Talvez esse namorado não era O GRANDE AMOR DA SUA VIDA.
    Num primeiro momento você deve ter pensado com o CORAÇÃO, O QUE É QUE EU FAÇO. QUERO QUE VÁ TUDO PRO INFERNO.
    SE VOCÊ PENSA que ia ficar VIVENDO POR VIVER. Eu MM, NÃO VOU FICAR falando OLHA: PRIMEIRA DAMA, PARABÉNS, É PRECISO SABER VIVER e o AMOR PERFEITO não está na MINHA HISTÓRIA DE AMOR, mas COMO É POSSÍVEL pode estar guardado e vai se manifestar DE CORAÇÃO para você.
    ESTOU AQUI para lhe dizer que O CORAÇÃO NÃO TEM IDADE, e NÃO HÁ DINHEIRO QUE PAGUE o carinho do Rei, e você vai poder dizer que, em pelo menos um dia de sua vida o Rei foi MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO!


    Grande abraço!!

    Márcia Palhares
    Minas/Brasil

    ResponderExcluir
  17. "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi?!" hahahaha... uma palavra: FODA! Tú é foda garotinha!!! Se consolou com o Rei, se debulhou em lágrimas ao som de Detalhes, ao vivo e in privê! Chique Demais essa dor...rs....

    Mari, obrigado por compartilhar essas histórias incríveis, se virar livro é bom pq vou poder ir a sessão de autógrafos e enfim te conhecer e ter uma foto sua!

    ResponderExcluir
  18. HAHA Também não tinha lido essa...
    Acho que não sou um leitor assíduo, tenho que me empenhar mais.
    Até porque parar, nem que seja uns minutinhos, pra ler seus textos é uma honra.
    Com esse aqui, cai na gargalhada, imaginando você, sem saber o que dizer, numa situação dessas, e chorando com o rei.
    Sabe, a vida é feita de pequenos momentos como esse. Uma simples lágrima pode significar muito e ficar pra sempre na memória. Essa, eu tenho certeza, que mesmo que tenha resquícios de uma relação terminada, ficará pra sempre na memória como "O dia em que sujei a camisa do rei" KKK E não é que rimou!

    ResponderExcluir